Executar testes de avaliação física (anamnese, perimetria, força, flexibilidade, equilíbrio e agilidade), desenvolver e elaborar programas de atividades físicas e desportivas de acordo com as características de cada deficiência, adequando às necessidades funcionais e físicas de cada paciente. Pesquisar e atualizar novas técnicas e equipamentos para melhorias no setor e nos atendimentos.
Realizar adequadamente avaliações músculo-esquelética do paciente colhendo dados, executando e interpretando exames propedêuticos e complementares que permitam elaborar um diagnóstico cinético-funcional para eleger e quantificar as técnicas, recursos e condutas apropriadas. Tratar as disfunções musculares, estabelecendo prognóstico, reavaliando condutas e decidindo pela alta. Realizar técnicas, atividades e exercícios terapêuticos adequados ao quadro clínico do paciente.
Dominar conceitos de condicionamento físico e reabilitação de pequenas e de grandes incapacidades, bem como conceitos de deficiência, incapacidade e desvantagem. Realizar demais atividades pertinente a função.